Pensamento do Dia


"Somos Seres de Luz! Consciecielizemo-nos disso! Caminhemos nesse sentido; só assim nos reencontraremos."

As Origens do Tarot

A verdadeira origem do Tarot está rodeada e coberta de Mistério. Os relatos mais antigos que se conhecem referem-se à descoberta de 22 lâminas num dos Templos do Antigo Egipto. Existem também referências e associações com o Livro de Toth atribuído a Hermes, porém, somente no século XIV é que se tem conhecimento da difusão do Tarot nalguns países da Europa, nomeadamente, em Espanha, Itália e França.



Até aos nossos dias os baralhos foram sofrendo diversas alterações consoante o espírito da época. Assim, certas imagens foram trabalhadas e retractadas em função da captação e apreensão dos arquétipos ou princípios fundamentais nos diversos autores e ilustradores. Não obstante, o Tarot de Marselha, tem mantido com muito poucas alterações a estrutura básica com a qual apareceu no final do século XV. Existem variadíssimos baralhos de Tarot.


Pegando agora na origem da palavra Tarot, encontra-se nalguns autores as seguintes indicações: o prefixo Tar seria equivalente da palavra caminho; e o sufixo Ro corresponderia à palavra real. Juntando os dois elementos temos Caminho Real.


A divisão do Tarot pode ser feita com base nos seguintes pressupostos:


Os 22 Arcanos Maiores representam, neste esquema, o caminho de reintegração e de realização do Ser, o encontro com o Eu Superior, ou, por outras palavras, a busca da Pedra Filosofal. Eles estão em relação directa com a individualidade e com os principais ritos de passagem ao longo da vida (iniciações, transformações, alteração de estados de consciência...).



Os 56 Arcanos Menores representam os modos de actuação da personalidade ao nível do mundano, as lições necessárias para o seu desenvolvimento e as oportunidades e desafios nas questões mais relacionadas com o dia a dia. Os 56 Arcanos dividem-se em 16 figuras que representam diversos tipos de personalidade (personas ou máscaras), e 40 cartas numeradas de 1 a 10. Estas últimas estão em relação numérica com os Arcanos Maiores e são a sua expressão a uma oitava abaixo, isto é, a um nível mais concreto, existencial.

Contacte-nos: spazio.tarot.luz@gmail.com Tel: 96 515 29 89